Apresentação


FANAT


Histórico dos cursos da FANAT:

 

Conforme resoluções 30/74 e 37/75, o curso de Ciências do Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN, posteriormente alterada a nomenclatura para Faculdade de Ciências Exatas e Naturais - FANAT, teve seu conteúdo e implantação progressiva iniciada entre os anos de 1974 e 1975, com o objetivo de formar professores para as atividades, áreas de estudo das disciplinas do ensino de 1º e 2º graus, relacionados com o setor científico.

Em 07/05/1987, o Conselho Federal de Educação, através do parecer 397/87, reconheceu o curso de Ciências, com habilitações em licenciatura curta em Ciências e licenciatura plena em Matemática.

Para suprir as exigências da rede estadual de ensino, em 1992, através da Portaria 348/1992 - GR/FURRN, foram criadas as habilitações em Física, Química e Biologia para o curso de Licenciatura em Ciências, que já contava com a licenciatura em Matemática.

Posteriormente, as Resoluções 06 e 07/1993, desmembraram o curso de Ciências, criando os cursos de Licenciatura Plena em Química, Física e Biologia e reformularam a grade curricular do curso de Matemática.

A Resolução 14/1993 remanejou os alunos que ingressaram no curso de Ciências no ano de 1993 para os cursos de Física, Química, Biologia e Matemática, ora autorizados.

 

Ainda em 1993, em decorrência do processo de estadualização da Universidade, o Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN foi transformado em Faculdade de Ciências Exatas e Naturais - FANAT.

Até novembro do ano de 1997 apenas dois departamentos (Departamento de Matemática e Estatística - DME e Departamento de Ciências Naturais - DCN) congregavam os docentes dos cursos da FANAT, a partir de dezembro, a Resolução 08/1997 - CONSEPE, dividiu o DCN em três Departamentos - Física, Química e Biologia. 

 

Em 21/05/1998, a Resolução 05/1998 - CONSEPE cria o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, destinado a formar profissionais qualificados científica, técnica e politicamente para o exercício das atividades da área de informática. 

 

Em 2005, por meio da Resolução 055/2005 - CONSEPE, atendendo a carência existente na região de cursos na área de pesquisa, foi criado o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

Atualmente a FANAT, com 94 docentes e 28 técnicos, atende a mais de oitocentos alunos em seus 06 cursos de graduação, Licenciatura em Matemática, curso semestral, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Licenciatura em Biologia, Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Ciências Biológicas.

Na Pós-graduação, quatro cursos de mestrado, Mestrado Profissional em Biologia - PROFBIO, Programa de Pós-graduação em Física - PPGF, Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais - PPGCN e Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação - PPGCC, proporcionam novas possibilidades científicas aos discentes da UERN e da região.

 

A estrutura administrativa da FANAT é dotada de cinco departamentos acadêmicos, Departamento de Informática, Departamento de Matemática e Estatística, Departamento de Ciências Biológicas, Departamento de Química e Departamento de Física, quatro salas de aulas e  Direção. Estão à disposição da FANAT para aulas durante os turnos matutino e vespertino 12 salas de aulas cedidas pela FAFIC.

Vinte e sete laboratórios são responsáveis pelo apoio as aulas e pesquisas na graduação e pós-graduação, Laboratório de Química Geral I, Laboratório de Mecânica, Laboratório de Biologia I – LABBIO I, Laboratório de Biologia II – LABBIO II, Laboratório de Física Moderna, Laboratório de Química Geral II, Laboratório de Informática – LABINFO, Laboratório de Otimização e Inteligência Artificial – LOIA, Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos – LORDI, Laboratório de Ensino de Computação – LEC, Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Laboratório de Ictiologia – LABIC, Laboratório de Cromatografia, Laboratório Catálise Ambiente e Materiais – LACAM, Lab. Eletroquímica Quím. Analítica – LEQA, Laboratório de Ecologia e Sistemática Vegetal – LESV, Laboratório de Sistemática e Ecologia Animal - LABSECO, Laboratório de Ensino de Ciências, Laboratório Mestrado Computação, Laboratório de Biologia Funcional - LABFU, Laboratório de Análises Magnéticas e Óptica – LAMOp, Laboratório de Engenharia de Software – LES, Laboratório de Mecânica – Oficina, Laboratório de Microbiologia e Parasitologia, Biotério, Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Plantas – LFBP e Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha.

 

__________________________________________

Faculdade de Ciências Exatas e Naturais - FANAT

Diretor

Prof. Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior    limajunior@uern.br

Vice-Diretor

Prof. Esp. Francisco de Assis Morais             franciscoassis@uern.br


Atualizado por: Rodrigo Vidal de Moura em 17/09/2018 (Setor para Contato: FANAT - Diretoria da FANAT )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | fanat@uern.br | (84)3315-2235
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^